quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pontal do mal

Recebi a um tempo atrás dois e-mails me pedindo para que eu assinasse um abaixo assinado contra o Pontal do Estaleiro, um projeto que prevê a construção de prédios residenciais por uma empresa no Estaleiro Só, um local que fica na orla do Guaíba. Pesquisei mais a fundo e descobri que esse tal de Estaleiro Só está como o nome próprio diz: Só. Está totalmente abandonado e aparentemente sem um projeto de revitalização. Então resovi ver o tal projeto "do demônio" e vi que, se condizer com a realidade, é totalmente viável. Vai existir bares, restaurantes e aréas de lazer PÚBLICOS para serem usados. Ou seja, sim sou a favor da construção do Pontal do Estaleiro desde que tudo que está sendo prometido no projeto seja feito.
Agora uma breve descrição do e-mail e os devidos comentários:

"Questão Ambiental -Se aprovado, causará grande impacto ao ambiente natural da região: formarão uma barreira artificial impedindo a passagem dos ventos para a cidade e da luz do sol para a vizinhança, aumento da produção de esgoto cloacal que na região é ligado ao pluvial."
Ventos na cidade, como assim, vamos construir um muro gigantesco!!!! E o aumento do esgoto é meio lógico, mas POA tem um eficiente tratamento de esgoto??? Ah tá!!!!

"Questão Urbanística - problemas de trânsito pela Av. Padre Cacique, que já terá aumento de fluxo de automóveis pela inauguração do Barra Shopping Sul."
Porto Alegre já está parada há muito tempo, ninguém percebeu?

"Vocação da Orla - Lazer e recreação é a vocação de qualquer orla no mundo. A construção do empreendimento inviabilizaria a implantação de um grande Parque, que é um anseio da população, independente de classe social. A Orla do Guaíba pertence a toda população da cidade."
A proposta é exatamente essa!!! E que grande parque é esse, nunca ouvi falar (acho que porque moro em Viamão)!!!!

"Questão Ética e Legal - O empreendedor quando adquiriu o terreno em leilão, pagou um valor mais baixo por estar impedida por lei municipal a construção de prédios residenciais na área. Agora quer que se mude a lei para auferir maiores lucros. Caso a lei seja alterada, o município estará sendo irresponsável com as pessoas que morarão ali!"
A única questão realmente discutível. Não consegui achar se é perigoso construir um prédio residencial ali, mas se alguem teve essa idéia, aparentemente tudo deve ter sido medido e calculado.


Aqui vai o link da Zero Hora falando sobre o debate sobre o projeto. No meio da reportagem está um simulador de como ficará a orla. Tirem suas próprias conclusões. Agora me xinguem nos comentários!!!!
http://tinyurl.com/62tnof

3 comentários:

Bringha disse...

Cara a questão é a seguinte, no momento a área é pública, qualquer cidadão que tenha interesse am passear por lá tem livre acesso. Assim que for aprovado o projeto, a área torna-se privada e o proprietário fará dela o que bem entender. O ideal seria que a prefeitura desenvolvesse esse projeto para que o local permanecesse público, no entanto, tornasse dispendioso demais para a prefeitura financiar uma obra daquelas proporções.

Dersão disse...

Tah, é publico, mas nunca vi ninguem falando que ja deu uma volta lá. Eu to afim de ir ver qual é, mas to com medo porque tá abandonado!!! E o projeto, como eu disse, prevê que toda a orla seja de acesso público. O acesso restrito vai ficar só para o condomínio. Só por isso que eu to apoiando, tipo vai revitalizar um local que no momento está "inutilizado".

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com